Davincci Lourenço de Almeida foi capa da edição n° 2.462 de 17 de fevereiro de 2017 da revista IstoÉ com o título: “Levei mala de dinheiro para Lula”. Davincci é caracterizado na entrevista como um “químico sem formação superior”. Além disso, a reportagem também não traz muitas informações a respeito de Davincci Lourenço de Almeida ou esclarece se ele tem como comprovar o que reportou aos jornalistas. O que sabemos sobre ele, um “químico sem formação superior”, é que tinha algum tipo de relacionamento com Fernando de Arruda Botelho, acionista da Camargo Correa, e que morreu em um acidente aéreo. A reportagem da IstoÉ reproduz o que Davincci Lourenço de Almeida disse, mas, ao menos no texto publicado, não mostra que consultou outras pessoas que poderiam desmentir ou comprovar a história.

Como era de se imaginar, a reação de outros veículos à história contada por Davincci e a suposta mala de dinheiro que teria sido levada para Lula não foi boa. Eles não se limitaram apenas a engolir a história publicada pela IstoÉ e foram investigar para tentar entender quem é Davincci Lourenço de Almeida.

As reportagens mostraram o que Davincci não acusou apenas Lula, mas dezenas de pessoas entre políticos, empresários, militares e empresas. Nas redes sociais ele espalhou milhares de publicações sobre temas diversos relatando supostos crimes cometidos por outros que vão desde corrupção a assassinato. Nenhuma dessas denúncias jamais foram comprovadas e quando a polícia tentou contatar Davincci para que eles desse mais detalhes, ele nunca foi encontrado.

Davincci também publica informações sobre uma série de “teorias da conspiração” com temas no mínimo estranhos. Ele já afirmou que tsunamis são causados por governos para controle populacional, e que o PT “inventou” o Zika Vírus. Em razão desses boatos e acusações sem fundamento, Davincci está sendo processado por uma série de pessoas. Clique aqui para conferir todos os processos contra ele. Uma delas é o ex-presidente Lula. Na inicial da ação, os advogados de Lula destacaram um trecho de uma publicação feito por Davincci nas redes sociais em que ele diz que teve “reuniões secretas” com a NASA e a Otan:

“em 1991 em uma reunião (sic) secreta com agentes da OTAN passei para engenharia da NASA produtos de NANOTECNOLOGIA MILITAR uv30 como projetar Pico e nano as medidas ainda desconhecida e usadas por humanos e agora 2017 percebo que usam em configuração projetada a ILUSÃO remota trabalhando o real com ilusionismo. Davincci Lourenço de almeida cientista de NANOTECNOLOGIA aeronáutica pode provar explicar que Projeto Blue Beam é plágio primário de holográficas é nano. o Passo Quatro do Projeto Blue Beam da NASA. A quarta etapa diz respeito à manifestação universal sobrenatural com meios eletrônicos. Ele contém três diferentes orientações. Uma é fazer com que a humanidade acreditar que um estrangeiro (fora do mundo), a invasão está prestes a ocorrer em todas as principais cidades do mundo, a fim de provocar cada nação importante para usar suas armas nucleares para atacar. Desta forma, o Tribunal de Justiça das Nações Unidas que exige que todas as nações, que lançou as armas nucleares para desarmar quando a invasão é que tenham sido comprovadamente falsos. ESPEREMOS COISAS OCULTAS NO MUNDO REAL”.

A íntegra da inicial da ação pode ser consultada aqui: http://www.conjur.com.br/dl/acao-danos-morais-lula-istoe.pdf.

A reportagem da IstoÉ não consegue comprovar nenhuma das afirmações de Davincci Lourenço de Almeida

davincci lourenço de almeida

A reação da mídia foi imediata e os veículos passaram a investigar e divulgar informações a respeito de quem é Davincci Lourenço de Almeida, de acordo com suas próprias publicações em redes sociais. Isso levou a uma enxurrada de críticas que começaram a aparecer e veículos de grande alcance. O ex-presidente Lula também resolveu se pronunciar. Veja aqui a nota oficial: http://www.lula.com.br/lula-processa-revista-isto-e-por-materia-mentirosa-e-sensacionalista.

Para entender melhor a reação da mídia é importante analisar alguns pontos da reportagem da IstoÉ que mostram que o que Davincci fala não tem comprovação. No trecho a seguir a revista admite que ele não tem informações básicas sobre o que relata, e que a reportagem foi baseada exclusivamente no seu relato. Davincci admite que não foi ele que entregou a suposta mala para Lula e não presenciou o fato.

Trecho da reportagem: Ele não soube precisar valores, mas contou que o dinheiro foi conduzido por ele no início de fevereiro de 2012 do hangar da Camargo Corrêa em São Carlos (SP) até a sede da Morro Vermelho Táxi Aéreo em Congonhas, também de propriedade da empreiteira. Segundo o relato, a mala foi entregue por Davincci nas mãos de um funcionário da Morro Vermelho, William Steinmeyer, o “Wilinha”, a quem coube efetuar o repasse ao petista. “O dinheiro estava dentro de um saco, na mala. Deixei o saco com o dinheiro, mas a mala está comigo até hoje”, disse.

Além de histórias contraditórias, a revista ainda passou por outra dificuldade na hora de qualificar Davincci e resolveu anuncia-lo como “químico sem formação superior”, uma qualificação que mão existe.

O que a mídia descobriu sobre Davincci Lourenço de Almeida

Listamos a seguir algumas das principais reportagens que foram publicadas após a divulgação da IstoÉ. Elas apontam falhas, e principalmente destacam pontos importantes que ajudam a entender quem é Davincci Lourenço de Almeida e que a IstoÉ decidiu ignorar ao publicar os seus relatos:

1. Brasil 247: PT: IstoÉ publica seu epitáfio editorial na capa

2. Jornal GGN: Fonte da IstoÉ se contradiz ao acusar Lula, e entregador da “mala de dinheiro” desmente

3. Revista Fórum: Sujeito que denuncia Lula na “Isto É” é visivelmente perturbado

4. DCM: IstoÉ perde todos os limites e põe alucinado para atacar Lula

5. Rede Brasil Atual: O “delator” da Istoé faz outra grave denúncia: que a dengue e o zika vírus são “manipulações” de Dilma Rousseff

6. Plantão Brasil: “Delator” de Lula da ISTOÉ, que “levou dinheiro para Lula” subia no palanque do MBL com o PSDB

7. Tijolaço: IstoÉ perde todos os limites e põe alucinado para atacar Lula

8. Blog da Cidadania: Será que não tem Google na sede da IstoÉ?

9. Bem Blogado: A capa da IstoÉ e a pós-morte do falecido jornalismo

10. Blog Altamiro Borges: Fonte da IstoÉ se contradiz ao acusar Lula

11. Outras publicações e blogs

 

As reportagens sobre Davincci Lourenço de Almeida

1. Brasil 247: “PT: IstoÉ publica seu epitáfio editorial na capa”

Link: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/281097/PT-%27Isto%C3%89-publica-seu-epit%C3%A1fio-editorial-na-capa%27.htm

Trecho da reportagem: “A matéria da IstoÉ, inventada, e sem qualquer prova, atropela as mínimas regras do jornalismo, mas principalmente ultrapassa todos os limites da honestidade. Mais do que acusar Lula, a capa da IstoÉ é um definitivo epitáfio na lápide da publicação que insiste em atacar o PT para facilitar a destruição do Estado nacional e a entrega do país aos interesses externos.”

Davincci lourenço de almeida

2. Jornal GGN: Fonte da IstoÉ se contradiz ao acusar Lula, e entregador da “mala de dinheiro” desmente

Link: http://jornalggn.com.br/noticia/fonte-da-istoe-se-contradiz-ao-acusar-lula-e-entregador-da-mala-de-dinheiro-desmente 

Trecho da reportagem: “Foi descrito pela publicação como uma pessoa próxima da família do ex-presidente da construtora, Dalton Avancini. Mas a revista, que ganhou o contato pelo promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, revelou apenas partes recortadas do suposto furo e evitou aprofundar quem é Davincci Lourenço de Almeida.”

Davincci lourenço de almeida5

3. Revista Fórum: “Sujeito que denuncia Lula na “Isto É” é visivelmente perturbado”

Link: http://www.revistaforum.com.br/2017/02/20/sujeito-que-denuncia-lula-na-isto-e-e-visivelmente-perturbado/

Trecho da reportagem: “Um sujeito completamente perturbado é a fonte da revista “Isto É” desta semana que denuncia Lula. Sem apresentar nenhuma prova, ele teria sido emissário de uma mala repleta de dólares para o ex-presidente Lula. Vídeos postados pelo sujeito no Youtube, no entanto, mostram que é uma pessoa desequilibrada, que toma água parada há 50 dias para provar que o “seu mosquito (da dengue) não é manipulado pelo PT” entre outras bizarrices”.

Davincci lourenço de almeida2

4. DCM: Istoé perde todos os limites e põe alucinado para atacar Lula. Por Fernando Brito

Link: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/istoe-perde-todos-os-limites-e-poe-alucinado-para-atacar-lula-por-fernando-brito/

Trecho da reportagem:  “Não precisa força-tarefa para se ter ideia de quem é Davincci Lourenço de Almeida, basta o Youtube. Aqui você vê o sujeito em cima de um caminhão pedindo intervenção militar, dizendo-se “químico-físico das Forças Armadas” e contando ter sido procurado para “fazer a nanotecnologia das aeronaves do Exército”.

davincci lourenço de almeida

5. Rede Brasil Atual: “Revista ‘Istoé’ perde todos os limites e põe alucinado para atacar Lula”

Link: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2017/02/istoe-perde-todos-os-limites-e-poe-alucinado-para-atacar-lula

Trecho da reportagem: “Pô, Lula, quando você ganhar uma indenização da seríssima Istoé, manda alguém fazer uma doação pro Tijolaço, nem que seja um adicional por insalubridade de eu ter assistido essas drogas. Eu não sei o que acabou primeiro: a inteligência, a decência ou o jornalismo”.

Davincci lourenço de almeida3

Link: http://www.plantaobrasil.net/news.asp?nID=96828 

Trecho da reportagem:  O grande furo de reportagem da revista Istoé é um sujeito com toda a pinta de desequilibrado que diz ter levado “uma mala de dinheiro” a Lula na “Morro Vermelho”, uma empresa do grupo Camargo Correa. Trata-se do cidadãoDavincci Lourenço de Almeida, que diz ser “sócio de um ex-acionista da Camargo Correa”, morto há cinco anos.

davincci lourenço de almeida

 

7. Tijoçaço: “Istoé perde todos os limites e põe alucinado para atacar Lula”

Link: http://www.tijolaco.com.br/blog/istoe-perde-todos-os-limites-e-poe-alucinado-para-atacar-lula/

Trecho da reportagem: “O grande furo de reportagem da revista Istoé é um sujeito com toda a pinta de desequilibrado que diz ter levado “uma mala de dinheiro” a Lula na “Morro Vermelho”, uma empresa do grupo Camargo Correa. Trata-se do cidadãoDavincci Lourenço de Almeida, que diz ser “sócio de um ex-acionista da Camargo Correa”, morto há cinco anos.”

Davincci lourenço de almeida4

8. Blog da Cidadania: “Será que não tem Google na sede da IstoÉ?”

Link: http://www.blogdacidadania.com.br/2017/02/sera-que-nao-tem-google-na-sede-da-istoe/

Trecho da reportagem: “Não param de surgir informações pouco abonadoras sobre a pessoa que convenceu a revista IstoÉ de que seria fonte suficientemente crível para um ataque “mortal” contra o líder de intenções de voto para presidente da República em 2018, Luiz Inácio Lula da Silva.  Qualquer busca por aí resultará em muito mais fatos impressionantes sobre a fonte que deu a capa da IstoÉ desta semana. Será que não tem Google na sede da revista? Valeria dar uma busca no nome de suas fontes. Economizaria seu tempo e o nosso”.

Davincci lourenço de almeida8

9. Bem blogado: “A capa da IstoÉ e a pós-morte do falecido jornalismo”

Link: http://bemblogado.com.br/site/a-capa-da-istoe-e-a-pos-morte-do-falecido-jornalismo/

Trecho da reportagem: “As reações à capa da Istoé mostrando o cidadão que teria entregado uma mala de dinheiro ao Lula oscilaram entre a seriedade, a ironia e o sarcasmo. Além de ser especialista em mosquitos do PT, o autor da denúncia contra Lula também tem capivara criminal”.

davincci lourenço de almeida bem blogado

10. Altamiro Borges: “Fonte da IstoÉ se contradiz ao acusar Lula”

Link: http://altamiroborges.blogspot.com.br/2017/02/fonte-da-istoe-se-contradiz-ao-acusar.html

Trecho da reportagem: “Na conclusão, foram três versões diferentes informadas por Davincci Lourenço de Almeida à IstoÉ: a primeira, de que Lula recebeu a mala de dinheiro dentro do Morro Vermelho Táxi Aéreo. A segunda, de que o acionista da Camargo Corrêa Fernando de Arruda Botelho pediu para deixar a mala no local e que acredita que Lula foi buscar. E a terceira, de que, na verdade, entregou a mala de dinheiro a William Steinmeyer, um funcionário da Morro Vermelho. Questionado por último se Lula pegou a mala na sequência, apenas conseguiu confirmar que “a ordem do Fernando era para entregar para o presidente”.

Davincci lourenço de almeida7

11. Outras publicações

Caviar Esquerda: “Conheça o demente Davincci Lourenço, fonte da revista Quanto É para atacar Lula”

Link: http://caviaresquerda.blogspot.com.br/2017/02/conheca-o-demente-davincci-lourenco.html

Trecho da reportagem: “Conheça melhor o doente mental usado pela Quanto É em seu Facebook”

Davincci lourenço de almeida9

4 cantos: “Perturbado de Verdade: Buscamos informações sobre o cara da revista”

Link: http://jornal4cantos.com.br/perturbado-de-verdade-buscamos-informacoes-sobre-o-cara-da-revista/

Trecho da reportagem: “Um sujeito completamente perturbado chamado Davincci Lourenço de Almeida é a fonte da revista “Isto É” desta semana que denuncia Lula. Até ai tudo bem, chuva de denuncias contra o ex-presidente aparecem constantemente. MAs quem é essa figura que apareceu na capa da revista?”.

Davincci lourenço de almeida10

O Palheiro: “Fonte da IstoÉ se contradiz ao acusar Lula, e entregador da “mala de dinheiro” desmente”

Link: http://www.opalheiro.com.br/fonte-da-istoe-se-contradiz-ao-acusar-lula-e-entregador-da-mala-de-dinheiro-desmente/

Trecho da reportagem: “A afirmação à revista de que ele levou uma mala de dinheiro para Lula veio apenas após três entrevistas concedidas. O vídeo final apresentado pela IstoÉ é uma mistura de trechos. Em um primeiro momento por telefone a repórteres e, em seguida, aparentemente presencialmente, quando a revista tentou tirar mais informações da menção ao ex-presidente. Em determinado momento, a fonte diz que iria acusar “todo mundo”

Davincci lourenço de almeida6

 

Para saber mais sobre Davincci Lourenço de Almeida confira algumas outras informações


Todos os processos na Justiça contra Davincci Lourenço de Almeida

https://davinccialmeida.wordpress.com/2017/06/26/davinncci-lourenco-de-almeida-todos-os-processos-judiciais-contra-ele/

Os diferentes “personagens” que Davincci Lourenço de Almeida finge ser nas redes sociais
https://davinccialmeida.wordpress.com/2017/06/28/quem-e-davincci-lourenco-de-almeida-a-fonte-da-revista-istoe/

As “teorias da conspiração” e acusações sem pé nem cabeça publicadas na internet por Davincci Lourenço de Almeida
https://davinccialmeida.wordpress.com/2017/07/03/davincci-lourenco-de-almeida-10-historias-curiosas-que-ele-contou-nas-redes/

Anúncios

4 comentários em “Davincci Lourenço de Almeida: o que a mídia descobriu sobre ele depois da reportagem na IstoÉ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s